Afroá


No cerne da resistência negra em território brasileiro, temos um povo que mantém suas tradições; comunidades quilombolas, os vários coletivos e movimentos negros que lutam pelo espaço e respeito aos ancestrais e suas condições humanas, sem maquiagem, difundindo toda a riqueza cultural da arte negra.

O festival Afroá, alinhado às demandas de matriz africana tem a intenção de demonstrar e difundir temas: gênero, feminismo negro, religiosidade, arte negra, entre outros, no intuito de unir forças, ideias de grupos, e artistas da região e extremos e é um festival independente que conta com parceiros que resistem e persistem na sua luta negra de cada dia. Afroá vem mostrar o negro protagonista de sua própria história.

A primeira edição do Afroá em 2016 foi um sucesso, a comunidade esteve presente e tivemos a felicidade de fazer um evento de grande importância. Em continuidade a isso, o Afroá 2017 trás ao Espaço Cultural Opereta, espaço mantido pela Associação Cultural Opereta, que resiste há 23 anos na cidade de Poá, vivências de dança, percussão, shows, performances, expositores negros e discussões sobre o povo preto, que é resistência e afirmação.