HISTÓRIA



  
 No ano de 1991, um grupo diversificado de artistas amadores poaenses, uniu-se com a finalidade de difundir a ARTE como modo de expressão e cultura que são instrumentos fundamentais na formação de um indivíduo. Então, formou-se o Grupo Opereta que produziu e apresentou diversas montagens até 1995 quando encerrou as atividades temporariamente.

Em 1997, ao final de uma oficina de teatro oferecida pela Associação Cultural Opereta, fundada em 1994, alguns alunos sentiram-se atraídos pela arte de representar e decidiram reativar o grupo junto com alguns atores remanescentes da época da fundação. Desde então, o grupo passou a se chamar Núcleo Teatral Opereta e reúne-se com o objetivo de estudar, pesquisar e montar textos teatrais, além de realizar outros projetos em nome da Associação que tem como principal objetivo, auxiliar na recuperação do ensino através da arte e da cultura. Espetáculos como “Opereta de São Francisco”, “O Auto da Luz”, “Francisco, Canções de um Miserável”, “Palhaços”, “Santa Joana: Título Provisório”, “Opereta Canta Zumbi”, “O Papagaiato”, “Almas Peregrinas”, são os principais trabalhos do Núcleo.

O Núcleo Teatral Opereta busca parcerias com outros grupos, coletivos e entidades, promovendo a circulação de projetos artísticos além de promover e participar de discussões e debates sobre as artes, opinando e buscando apoio na legislação vigente mas, acreditando na iniciativa, independente dos meios públicos.

As atividades do NTO são baseadas na busca de uma linguagem popular, com espaço para reflexões sobre diversos temas que nos inquietam, na transformação do espaço em que vivemos e no constante olhar ao redor e reflexão sobre o que esse olhar nos trás. Nesse sentido, o grupo torna-se um painel para expor as expressões dos artistas que o compõem, buscando discutir sempre os acontecimentos locais ou não. O processo criativo se dá nesses momentos de discussão de temas que não têm aparente ligação com o teatro.